744
Downloads
16
Episodes
Youth Work Today is produced by Erasmus + funded Edulabs’s project. The Edulabs is consortio of four active non-formal education operator from four countries: Czech, Slovakia, Portugal and Finland.
Episodes
Sunday Mar 05, 2023
Sunday Mar 05, 2023
Olá caros ouvintes,
Desta vez falámos com Ana Rita Camará, Animadora Sociocultural, que nos veio falar do desenvolvimento de ferramentas pedagógicas, particularmente sobre a criação de jogos pedagógicos para contextos de Educação Não Formal.
A Ana Rita desenvolve e produz jogos na empresa Produções Fixe na Vila da Marmeleira, no distrito de Santarém.
Passa a vida a comprar e a jogar jogos, a observar as mecânicas de jogo de jogos de tabuleiro e outros jogos e a pensar como pode adaptar elementos desses jogos nas suas criações.
Na criação e desenvolvimento de um jogo é fundamental em primeiro lugar ter muito claro quais os objetivos e as competências-chave que o jogo deve estimular. Depois, definir a mecânica do jogo e a experiência do jogador. Aqui pode estimular-se mais o fator sorte ou o fator estratégia, a competição ou a colaboração. Por fim, é necessário trabalhar mais em detalhe os conteúdos, recorrendo a especialistas quando necessário.
Por vezes, a criação de uma ferramenta pedagógica tem origem num pedido de um cliente, como aconteceu no caso do jogo Experiência C que teve como objetivo estimular os jovens a envolverem-se no orçamento participativo do concelho de Cascais. Outras vezes, o jogo é criado por iniciativa da própria equipa da Produções Fixe em parceria com outras organizações internacionais.
A maior parte dos jogos criados na Vila da Marmeleira exigem a presença de um facilitador que irá dirigir o processo educativo, já que são, na sua maioria, jogos para grupos em contextos de Educação Não Formal.
A complexidade e a jogabilidade foram componentes das quais também falámos. A complexidade pode comprometer a utilidade de alguns jogos por parte de facilitadores que tenham menos tempo, mas segundo a Ana Rita, um facilitador deve só usar as ferramentas que conhece bem. Se o jogo é demasiado complexo, será melhor usar outro que lhe seja mais familiar.
Uma excelente conversa que nos despertou muita curiosidade sobre o potencial da criação de ferramentas pedagógicas.
Esperamos que gostem. Vamos lá então falar do trabalho com jovens.
Facebook Produções Fixe: https://www.facebook.com/ProducoesFixe
Ferramentas temáticas:
Empregabilidade: https://emplay.eu/
Reflexão e Debriefing: http://theheartofreflection.com e uma versão online: http://app.theheartofreflection.com/
Valores: https://bb-games.eu/
Igualdade de Género: https://supermodelsonboard.wixsite.com/europe
(Para download - DIY - Do it Yourself)